segunda-feira, 31 de março de 2008

A ilusão do Positivismo Lógico

A ciência é o que há de mais sublime no mundo. Ela é a nossa última instância. Nada há acima da ciência. Para os espíritos populares, ela é a mais elevada das deusas. Felizmente, para o gênero humano, o prestígio da ciência aumenta todos os dias. E, certamente, quanto mais avançar a civilização, mais ela avançará. Em primeiro lugar, porque a ciência fará descobertas sempre mais numerosas, mais profundas e mais surpreendentes; em seguida, porque os homens, libertados das concepções mitológicas e infantis, terão os espíritos melhor preparados para receber os ensinamentos provenientes de pesquisas positivas, precisas, exatas. Em breve, certamente, daremos o último passo, e a autoridade da ciência se imporá de modo completo no domínio dos conhecimentos sociais. Então, chegaremos a fazer uma política racional, como já fazemos máquinas elétricas racionais, porque construídas unicamente sobre dados positivos, e não sobre tendências subjetivas. A autoridade sem apelo da ciência já não é mais contestada pelo grande público em tudo o que diz respeito aos fatos físicos e biológicos. Novicow, 1910.
Nietzsche (cit. Matos, O., A polifonia da razão, 1997: 134) não viveu para se divertir com o advento da Quântica, da Relatividade, da Covariança, mas teve tempo de advertir sobre a falta de humildade que assolaria o desavisado Novikow, e principalmente os ´positivados
Em algum ponto perdido deste universo cujo clarão se estende a inúmeros sistemas solares, houve uma vez um astro sobre o qual animais inteligentes inventaram o conhecimento. Foi o instante da maior mentira e da suprema arrogância da história universal.
Nietzsche morreu como louco; e os sensatos estenderam a ilusão.
Houve Augusto Comte. Pensava conhecer o futuro que estava reservado à humanidade. E, portanto, considerava-se o supremo legislador. Pretendia proibir certos estudos astronômicos por considerá-los inúteis. Planejava substituir o cristianismo por uma nova religião e chegou a escolher uma mulher para ocupar o lugar da Virgem. Comte pode ser desculpado, já que era louco, no sentido mesmo com que a patologia emprega este vocábulo. Mas como desculpar seus seguidores? VON MISES, Ludwig: 31
Enquanto coincidentemente o "que havia de mais sublime no mundo" estava, de modo cabal, sendo demolido pelos sensíveis telescópios que se instalaram no abrasador sertão nordestino, precisamente em Sobral, CE, (A queda) os sapientes teimavam na cadência marcial da “norma científica”, nos acordes da banda do neopositivismo. (2) Para celebrar o modesto intento, a capital austríaca concentrou formidável plêiade de intelectuais, cientistas, juristas, sociólogos, químicos, físicos e filósofos. Naquele fim-de-guerra, no ritmo da valsa, estava programada a grande ciranda lógica*. Embriagados nos louros, asnos com juba e papagaios em púrpura não perceberam que a efeméride desabrochava contaminada pelo vírus letal do gregório Midas:
No campo epistemológico, o positivismo é filho da lógica newtoniana. Ele estabelece para a ciência a intolerância teórica das disciplinas exatas da época, excluindo do campo da legitimidade científica tudo aquilo que não poderia ser conservado e verificado de acordo com o princípio platônico de separação radical sujeito-objeto. Ciro Marcondes Filho, www.eca.usp.br
Ao raiar o dia, restou a melancolia:"O Círculo de Viena que se empenhou em encontrar respostas... O conjunto das suas reflexões, que ficou na história com o nome de 'positivismo lógico', saldou-se num tremendo fracasso." António José de Barros Veloso, À cerca da pós-modernidade. http://cfcul.fc.ul.pt/equipa/2_cfcul_nao_elegiveis/antonio%20veloso/pos-modernidade%2021.doc.
A ciranda
De fato, o Círculo de Viena de positivistas lógicos era originariamente conhecido como Sociedade Ernst Mach. (RAY,, C.,:  175.)
Philipp Frank (1884-1966), Otto Neurath (1882-1945)**, Hans Hahn, Moritz Schilick e Rudolf Carnap (1891- 1970) encontraram Moritz Schlick no salão da Filosofia das Ciências Indutivas de Viena. No palco aristocrata  o show viria protagonizado pelos filósofos especialistas em danças sociológicas. Na media-luz os pares acompanhavam o ritmo da Física, como sempre. Pessoal caia bem na gandaia :
Mach também estimulou muita gente no mundo da filosofia: em particular os lógicos positivistas, formando um dos movimentos filosóficos mais influentes de meados do século XX, que às vezes se apoiava fortemente no positivismo de Mach para formular seu projeto filosófico.(4)
Weber, Kelsen & Wittgenstein
Sobre isto, Newton foi bastante claro: tudo que não é deduzido dos fenômenos deve ser chamado de hipótese; e as hipóteses, sejam as metafísicas ou físicas, digam respeito às qualidades ocultas ou às mecânicas, não têm lugar na filosofia experimental. Thuillier>:69
 A mecânica sequer contém objeto; e sua extensão, nada além de ideológica:"Por mais que tenham sido ditas com orgulho, as palavras de Newton repousam num completo equívoco sobre a capacidade da mente humana para lidar com a natureza externa." (Alfred North Whitehead, Matemática, cit. Fadiman, p.333.)
Os desavisados Weber e Kelsen ingressaram no baile, juntamente com Ludwig Wittgenstein (1889-1951). O curioso é que o proeminente Ludwig provinha da Realschule, de Linz, escola que dava ênfase a disciplinas técnicas, cujo local também abrigava o astuto cabo Hitler. Os dois, com 14 e 15 anos respectivamente, podem ser vistos em uma fotografia escolar, juntos com outros 40 estudantes. Por três anos foram colegas. A presença de Kelsen ( cit. Bobbio, Norberto, A Teoria das Formas de Govêrno assegurava a certeza do sucesso:
A teoria do ordenamento jurídico encontra a sua mais coerente expressão no pensamento de Kelsen. Por isso podemos considerar este autor como o clímax do movimento juspositivista depois do que começa sua decadência, isto é (sem metáfora) sua crise.
Diletante de Direito, História, Economia e Filosofia do século mecanicista extremado, Max Weber (1864-1920) adentrou no ágape com o paradogma do “tipo ideal”, ilação trazida do admirado Bacon, além do admirado Newton: “Podemos dominar tudo por meio da previsão. Equivale isso a despojar de magia o mundo.” (5. Weber, Max, Ciência e política: duas vocações: 30.) Quiçá pela óbvia impossibilidade, o socio-logo viveu pelo menos metade da vida em contradições: “Em 1898 Weber apresentou sintomas de esgotamento nervoso e de neurose; até o fim de sua vida iria sofrer depressões agudas intermitentes.” (Berlinck, Manoel T. PhD, Notícias sôbre Max Weber, in Weber, M., p. 8.)
Como os precursores, os convivas continuavam desprezando o que não fosse concreto, palpável: "Uma das principais contribuições do Círculo de Viena reside na noção de verificabilidade. Esta compreende que o sentido de uma proposição está intrinsecamente relacionado à sua possibilidade de verificação." (Antônio Rogério da Silva, http://www.geocities.com/discursus/textos/viena.html8)
O anfitrião e o colega Wilhelm Oswald garantiam:“Não pode haver significado nas declarações referentes a uma suposta teoria atômica, já que não temos meios de verificar diretamente a existência de átomos e moléculas.” (cits. Coveney, P. e Highfield, R., p. 57)
A Concepção Científica do Mundo, de 1929, subscrito por Hans Hahn, Otto Neurath e Rudolf Carnap, prescrevia “rigorosa eliminação da metafísica do domínio do pensamento racional e o estabelecimento da ciência unificada por meio da redução lógica da ciência aos termos da experiência imediata foram anunciados” (Sauer, 1996: 799)
Max Weber condenava o exercício da tirania, e pensou compor um sistema impessoal, porém racional (vê se era possível isso!). Dessarte teceu uma boa razão, das mais candentes, aos sistemas administrativos nazistas e bolcheviques:
A administração burocrática pura, ou seja, a administração burocrático-monocromática aplicada ao expediente é, consoante a experiência, a forma mais racional de se exercer uma dominação. É racional nos seguintes sentidos: em precisão, em continuidade, disciplina, rigor e confiança; implica, portanto, para o soberano e os interessados, exercício de cálculo; pressupõe, também, aplicabilidade formalmente universal a todo o tipo de tarefas; pressupõe, outrossim, possibilidade de aperfeiçoamento técnico para atingir o melhor resultado. O desenvolvimento das formas modernas de associações em todo o tipo de terrenos (estado, igreja, exército, partido, exploração econômica, associação de interessados, uniões, fundações e quaisquer outras que possam ser mencionadas) coincide totalmente com o desenvolvimento e incremento crescente da administração burocrática: a sua aparição é, por exemplo, o germe do estado moderno ocidental. ( Webber, Max, cit. Rodríguez, Ricardo Vélez, A Democracia Liberal Segundo Alexis de Tocqueville,: 16)
Weber concluia ser inevitável que as sociedades caissem, cada vez mais, sob a influência de burocracias crescentes e potencialmente totalitárias. Reconhecendo o grau em que isso poderia ameacar a liberdade humana, ele findou por postular a idéia da liderança 'carismática' como meio de fugir a mortífera tirania do controle estatal. "O próprio Weber admitia os perigos, assim como as vantagens da autoridade carismática, perigos estes que as carreiras de Hitler e Mussolini logo tornariam gritantes.” (Cit. Burns, Edward McNall, Lerner, Robert E. e Standish, Meacham: 710)
-
A dispersão
A partir da década de trinta, o movimento começou a se diluir. Hitler e Mussolini já apavoravam todo mundo. Wittgenstein foi salvo por Bertrand Russel. Levado a Cambridge, "dedicou-se à desmontagem da filosofia do Tratactus, na qual passara a ver falhas graves, substituindo-a por um ponto de vista diametralmente oposto." (11) Witt teve que se explicar:
Quando pensamos no futuro do mundo, visamos sempre o ponto onde ele estará se continuar a seguir o curso que vemos seguir hoje; não prestamos a atenção no fato de que ele não segue em linha reta, mas segue uma curva, e que sua direção muda constantemente. (12)
Hans Kelsen viu que sua Teoria Pura Direito na verdade também ajudara a compor o justamente o que mais execrava - o recrudescimento da dialética, e do ódio. Restou-lhe a devida penitência, através de vários trabalhos, de excepcional fôlego, na faina de refutar a própria obra-prima, fato pitorescamente desconhecido para a grande maioria de juristas e socio logos deslumbrados com a possibilidade do status científico que tanto almejam.
Com a mudança para os Estados Unidos de Carnap e Kelsen, e de Wittgenstein à Inglaterra, aliada às mortes de Hahn, Schilick e Neurath, o Círculo de Viena perdeu o ímpeto. Aos recalcitrantes estava reservado o dantesco episódio: depois do quarto, Hiroshima e Nagasaki foram sacrificadas à verificação.
O clube nos legou o óbvio:"A burocracia excessiva, que encara as pessoas como unidades sem rosto a serem tratadas com regulamentos impessoais, tem sido vista cada vez mais como alienante e, ao mesmo tempo, ineficiente." (13)
Além de alienante e ineficiente ela foi, e ainda é, antes de tudo, cruel e desumana.
-
Fim-de-festa
Diante daqueles festejos, Einstein (14) claramente já advertira:
Não me agrada absolutamente a tendência 'positivista' ora em moda (modishe), de apego ao observável. Considero trivial dizer que, no âmbito das magnitudes atômicas, são impossíveis predições com qualquer grau desejado de precisão e penso que a teoria não pode ser fabricada a partir de resultados de observação, mas há que ser inventada.
O pessoal, contudo, era refratário à percepção. "Nesse começo dos anos 1920, na hora em que Einstein anda pelas ruas de Viena contemplando a fachada e os jardins dos palácios, o espírito de guerra está atrás dele. Einstein olha ao longe com o coração leve. A América o aguarda." (SEKSIK, Laurent, Albert Einstein:108)
As discussões a respeito das fotografias de Crommelin e Eddington continuavam, às vezes acaloradamente. A teoria de Einstein, então extremamente difícil de ser entendida, não era aceita por muitos expoentes da ciência. Um deles, o eminente sábio Sir Oliver Lodge, abandonou o encontro em sinal de protesto.(15)
A prova primordial se evidenciara justamente no Brasil, mas por aqui também houve, (e ainda há) sérias resistências - um quarto desconhece; outro não acredita; o terceiro presume que não venha ao caso, e ao último, definitivamente, nada disso pode aflorar, sob pena de ficar nú: “O senhor Licínio Cardoso, na primeira fila, tinha o ar de quem, acompanhando a exposição feita, contrapunha mentalmente aos princípios da mecânica einsteniana os dogmas de Augusto Comte.” (16)
Assim lamentou Lincon Barnett (17):
Por isso não é de estranhar que muitos universitários ainda imaginem Einstein como uma espécie surrealista de matemático, e não como descobridor de certas leis cósmicas de imensa importância na silenciosa luta do homem pela compreensão da realidade física. Eles ignoram que a Relatividade, acima de sua importância científica, representa um sistema filosófico fundamental, que aumenta e ilumina as reflexões dos grandes epistemologistas - Locke, Berkeley e Hume. Em conseqüência, bem pouca idéia têm do vasto universo, tão misteriosamente ordenado, em que vivem.
Os alertas se multiplicam. Das mais proeminentes se destacam as ponderações de Bertrand Russel, Karl Popper (1902-1994), Gaston Bachelard (1884-1962) Thomas Kuhn (1922-1996) e Paul Feyerabend (1924-1994): a ciência não evolui segundo normas pré-estabelecidas.
Popper negava a afirmação positivista de que os cientistas podem provar uma teoria por indução [como queria, por exemplo, Carnap com sua lógica indutiva] ou por testes empíricos ou observações sucessivas [como outros defendem]. Nunca se sabe se as observações foram suficientes; a observação seguinte pode contradizer tudo o que a precedeu. As observações nunca são capazes de provar uma teoria; só podem provar a sua inverdade ou refutá-la. Popper costumava se vangloriar de ter ‘matado’ o positivismo lógico com essa argumentação HORGAN, 1998: 50.
A idéia de que o conhecimento progride através de uma luta de visões alternativas e que ele depende da proliferação foi primeiro aventada pelos (isso foi enfatizado pelo próprio Popper) e depois desenvolvida numa filosofia geral por On Liberty). A idéia de que uma luta de alternativas é decisiva para a ciência também foi apresentada por Mach (Erkenntnis und Irrtum) e Boltzmann (veja suas Populaer-wissensschajtliche Vorlesungen), principalmente sob o impacto do darwinismo. A necessidade de tenacidade foi enfatizada pelos materialistas dialéticos que objetaram a vôos "idealísticos" extremos da imaginação. E a síntese, finalmente, é a própria essência do materialismo dialético na forma em que este aparece nos escritos de Engels, Lenin e Trotsky. Pouca coisa a esse respeito sabem os filósofos "analíticos" ou "empiristas" de hoje, que ainda sofrem muito a influência do . Considerando esse contexto estreito, embora 'moderno', podemos falar, portanto, em 'descobertas' genuínas, se bem que muito atrasadas
FEYERABEND, Paul,, Consolando o especialista: apres.
Bachelard aborda o primeiro mandamento positivista: “Não postular nada que não possa ser verificado em laboratório”...mas rechaça-o categoricamente: 'As condições da verificação experimental das hipóteses não envolvem todo o problema da formação das hipóteses; e o positivismo, reduzido a sua própria doutrina, é bastante incapaz de coordenar a priori os pensamentos teóricos'.” (O atomismo positivista, cit. em Quillet, Pierre, p. 156.) Ele complementa: “O kantismo e o positivismo não são apenas uma compreensão errônea dos poderes da ciência; eles exercem um constrangimento efetivo sobre o espírito experimental e a pedagogia científica”. (Idem, p.35)
O positivismo lógico e seu método de construção da ciência é até infantil:
Ver para crer, este é o ideal desta estranha pedagogia. Pouco importa se o pensamento for, por conseqüência, do fenômeno mal visto para a experiência mal feita...em vez de ir ao programa racional de pesquisas para o isolamento e a definição experimental do fato científico, sempre artificial, delicado e escondido. http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br
Prigogine (cit. Ferguson: 164.) endossa:
A natureza não tem um nível simples. Quanto mais tentamos nos aprofundar, maior a complexidade com que nos defrontamos. Nesse universo rico e criativo, as supostas leis de estrita casualidade são quase caricaturas da verdadeira natureza da mudança. Há uma forma mais sutil de realidade, uma forma que envolve leis e jogos, tempo e eternidade. Em lugar da clássica descrição do mundo como um autômato, retornamos ao antigo paradigma* grego do mundo como uma obra de arte.
Com H. G. Wells (18), lembrado por Aldous Huxley, no fim daquela II Guerra, permanecemos aguardando também o fim da pretensão, da ilusão científica, da mediocridade humanista:
O cérebro do Universo é capaz de contar acima de dois. Os dilemas do intelectual-artista e do teórico-político tem mais de dois chifres. Entre a torre de marfim, de um lado, e a ação política direta, de outro, existe a alternativa da espiritualidade. Do mesmo modo, entre o fascismo totalitário e o socialismo totalitário existe a alternativa da descentralização e do empreendimento cooperativo - o sistema político-econômico mais natural à espiritualidade.
A ciência quântica, a teoria da relatividade, e constantes experiências afastam a possibilidade do conhecimento exato, absoluto, demonstrada nossa incapacidade à coleta das incidentais sobre sujeito e objeto, participantes e tabuleiros: “Beck acredita que estejamos vivendo num mundo cada vez menos previsível, no qual as conseqüências das decisões – econômicas ou outras – dos governos, das empresas e dos indivíduos são cada vez mais difíceis de calcular.” (19)
Qualquer movimento influencia todo conjunto, que retroage à parte, mas Soros garante: “Longe de serem desprovidas de sentido, sustento que as proposições cujo valor de verdade é indeterminado são ainda mais significativas do que aquelas cujo valor de verdade é conhecido.”
(20)
Ele confessa:
Quando cheguei a essa conclusão, considerei-a um grande insight. Agora que as ciências naturais não mais insistem numa interpretação determinística de todos os fenômenos e o positivismo lógico se desvaneceu nos bastidores, sinto-me como se estivesse açoitando um cavalo morto. (21)
Se quiser açoitar um vivo, basta dar um pulo no Brasil.
______________
.

Notas
* "O positivismo lógico incrivelmente permanece considerado pela maioria dos filósofos, em especial os formuladores sociológicos, econômicos, legislativos e seus braços executivos e judiciários, e geram graves problematizações justamente por causa das idéias artificialmente encadeadas. As competentes advertências de Kuhn (que estabelece o caráter paradigmático da ciência), Bachelard e Paul Feyerabend (demonstrando que na prática científica a ciência não evolui segundo normas pré-estabelecidas) permanecem ignoradas.
**Rudolph Carnap, filósofo, juntamente com o matemático Hans Hahn e o sociólogo Otto Neurath publicou em 1929 o manifesto intitulado Concepção Científica do Mundo - O Círculo de Viena.
-

Citações

11. História do pensamento ocidental: a aventura dos présocráticos a Wittgenstein, tradução Laura Alves e Aurélio Rebello, Rio de Janeiro: Ediouro, 2001; Hacker: 8

12.Wittgenstein, Ludwig,(1889-1951) Tratactus Lógico-Philosphicus, publicado no Brasil pela Edusp, cit. Prado Jr., Bento, Folha de São Paulo, 8 /6/1997.
13.Zohar, D., p. 26.
14.Einstein, Albert, cit. Popper, K., A Lógica da Pesquisa Científica, p. 525.
15. Cit. Macdonald, Fiona, Albert Einstein, p. 7.

16. Cit. Moreira, Ildeu de Castro e Videira, Antonio Augusto Passos Org., Einstein e o Brasil, p. 124.
17. O universo e o Dr. Einstein, p.12.
18. Wells, H. G.; Huxley, Aldous, cits. Ferguson, M., p. 211.
19. Beck, Ulrich, professor de Sociologia na Universidade de Munique e da London School of Economics, entrevista a Javier Moreno, jornal El País, UR, cit. Folha de São Paulo, 27/10/2002, p.A13.
20.Soros, G., p. 81.
21. Idem, ibidem.


Sobre a Bibliografia da Nav 's ALL








Nenhum comentário:

Postar um comentário