sábado, 11 de setembro de 2010

O fracasso da democracia

Como um meio adequado para a consecução de determinados fins, ensina Platão, é permitido ao governo do Estado ideal servir-se de ‘certas mentiras sadias’.
KELSEN, H., 1998: 168
Torna-se communis opinio que quem detém o poder e deve continuamente resguardar-se de inimigos externos e internos tem o direito de mentir, mais precisamente de ‘simular’, isto é, de não fazer aparecer aquilo que existe, e de ‘dissimular’, isto é, de fazer aparecer aquilo que não existe. BOBBIO, N: 372
Não existe tirania mais cruel do que a exercida à sombra da lei e com uma aparência de justiça, quando, por assim dizer, os infelizes são afogados com a própria prancha em que tinham sido salvos. MONTESQUIEU: 109
Atenas foi tomada pelos Trinta Tiranos, troupe do grande sábio ocidental; e Roma, por outros trinta. Ao safo da recaída, recorro à integridade histórica, Meu monitor não falha: o único país no qual a democracia obteve algum êxito foi onde surgiu modernamente. Ou melhor: a rigor, sequer o Reino Unido pratica democracia, mas sim aristocracia popular, visível não apenas na conservação real, como no Poder Legislativo, exercido por representantes dos comuns, mas sujeito à revisão dos lordes.
Falsidade ideológica
A democracia e a religião perfazem as duas pernas-de-pau criadas pelo astuto grego para varar milênios. Ambas projetam as ficções pelas quais todo mundo concorda ser espoliado.
Mesmo os ateus estão de acordo acerca de que não há coisa que mais mantenha os Estados e as Repúblicas do que a religião, e que esse é o principal fundamento do poderio dos monarcas, da execução das leis, da obediência aos súditos, da reverência dos magistrados, do temor de proceder mal e da amizade mútua para com cada qual; cumpre tomar todo o cuidado para que uma coisa tão sagrada não seja desprezada ou posta em dúvida por disputas; pois deste ponto depende a ruína das Repúblicas. BODIN J. cit. CHEVALLIER, Jean Jacques: 55.
Coincidentemente os papagaios nada produzem; apenas arrecadam, dividem os frutos do suor alheio, e curtem muito, muito turismo.
Politico é gente que se caracteriza por ganhar bem, trabalhar pouco, fazer negociatas, empregar parentes e apaniquados, enriquecer-se às custas dos cofres públicos e entrar no mercado por cima…Se ligássemos democracia com justiça social, nossa democracia seria sua própria negação.
DEMO, P, ,  Introdução à sociologia, :330.
Durante cinco dias, 40 chefes de Estado, cerca de 15 ministros de Finanças, 20 presidentes de bancos centrais e dezenas de dirigentes empresariais, assim como algumas ONGs -no total, 2.500 presentes-, estiveram em Davos formas de buscar soluções à "crise econômica".
    A perfídia
    A doutrina da igualdade!... Mas não há nenhum veneno mais venenoso: pois ele parece estar sendo pregado pela própria justiça, enquanto é o fim da justiça. NIETZSCHE
    Em todos regimes somos “iguais perante a lei”, mas no Estado de Direito a maioria se impõe mudando ou criando a lei que lhe convém. A voz do povo deve ser a voz de Deus. A do indivíduo, é do diabo. A maior soma expressa a Vox apregoada, mas será mesmo ela, vibrante com os gladiadores, histérica na queima das bruxas, aguda na praça da guilhotina, originária ou expressão celestial?
    Não somos iguais a ontem. Tudo flui, dizia Heráclito. Não há igualdade entre os homens, tampouco no reino animal, vegetal, ou até no mineral. Se a procurarmos na teia cósmica, sequer nos anéis de Saturno. "Um universo físico requer diversidade. A matéria não pode se formar sem diferenças (SHELTON: 170)  Mais óbvio, impossível. E sequer a matéria é estática. Ela também é evolutiva, par excellence. É mutante, por ganhar ou perder energia, inserida no meio-ambiente. 
    “Em resumo, a evolução é um desdobrar-se de uma ordem interna existente. Mas, por ser ela inteligente e não um processo mecânico, há espaço aberto para variações criativas e respostas individuais às circunstâncias ambientais." (LEMKOW, A.: 174) 
    O universo é tecido com a mais estranha diversidade, e a riqueza da Terra aí reside; no entanto, ardemos de paixão pela justiça, pela igualdade, pela estaticidade. O Estado existe njo afã de manter o estado de todos. Missão impossível.  O zenith serve a marxistas, fascistas e democráticos, mas a. razão termina antes que a metafísica se confirme. Jacobinos, bolcheviques e seus clones buscaram atingi-la com baionetas. Não deveriam nem ter tentado: se E=Mc2, o materialismo não tem, sequer, objeto! Até o muro desapareceu. Não há o quê abordar.
    Aparentemente a desigualdade – não a igualdade –
    é uma condição natural da humanidade.

    DAHL,R.: 77


    A idéia de igualdade é contrariada por diversidades de dois tipos distintos:
    1) a heterogeneidade básica dos seres humanos.
    2) a multiplicidade de variáveis em cujos termos a igualdade pode ser julgada.

    SEN, Amartya, 2001: 29
    E quanto à venerada, ainda que mais convincente, posto não usar arma para se impor, mas apenas um conto, ou mensalão, do mesmo modo trata gente como autômato, assim pretensamente  programável, portanto, invariável.
    Tocqueville se revela um escritor liberal e não-democrático. Jamais demonstra a menor hesitação em antepor a liberdade do indivíduo à igualdade social, na medida em que está convencido de que os povos democráticos, apesar de terem uma inclinação natural para a liberdade, tem ‘uma paixão ardorosa, insaciável, eterna, invencível’ pela igualdade e embora ‘desejem a igualdade na liberdade são também capazes’, se não podem obtê-la, de ‘desejarem a igualdade na escravidão’. BOBBIO, 1993: 57
    Se o comunismo desfaleceu por inanição, a democracia sói se desmanchar por frustração, a qual facilmente se transforma em revolta generalizada, ou, mais comum, motivo para qualquer tipo de golpe. A sociedade ocidental costuma ser  meio bipolar. O ápice anuncia o declínio. A gravidade da natureza facilmente descobre o tênue artifício.

    Sempre que penso nas alianças e disputas na política libanesas, me lembro do filme 'O Poderoso Chefão'. Inimigos se tornam aliados, antigos amigos passam a se matar e, após inúmeras baixas, todos se sentam à mesa para definir a nova divisão do poder. CHACRA, Gustavo, Diário do Oriente Médio http://blog.estadao.com.br/blog/chacra
    O comerciante está convencido de que a lógica é a arte de provar à vontade o verdadeiro e o falso; foi ele que inventou a venalidade política, o comércio de consciências, a prostituição dos talentos, a corrupção da imprensa. Sabe encontrar argumentos e advogados para todas as mentiras, todas iniquidades. Somente ele nunca se iludiu sobre o valor dos partidos políticos: julga-os todos igualmente exploráveis, isto é, igualmente absurdos... PROUDHON, P.-J., Filosofia da Miséria, Tomo I: 351.
    O êxtase da turba é o linchamento dos condottieris:
    "As democracias sempre destroem a liberdade pessoal e os direitos de propriedade, e são tão curtas em sua existência quanto são violentas em sua agonia.
    " (LANE, Rose Wilder,Uma compilação democrática, 9/9/2010)
    KELSEN (1993: 141) tardou trinta anos para divisar a grande diferença:“É o valor da liberdade e não o da igualdade que determina, em primeiro lugar, a idéia de democracia.”
    Missão impossível
    A moderna democracia se mostrou fogo-de-artifício já na primeira tentativa.
    Constitui um lugar-comum histórico relacionar o surgimento do nacionalismo moderno com a Rev. Francesa. A afirmação é válida, no sentido de que a Revolução Francesa evoluiu para uma espécie de totalitarismo democrático devido ao seu culto do povo sem restrições, o primeiro a instituir algo como o serviço militar universal, 'uma nação as armas'.LUCKÁCS, John, O Fim do Século 20: 226
    No lustro ela consagrou NAPOLEÃO.
    Nem sequer um doutrinário da democracia como Rousseau, com a concepção organicista da volonté générale, princípio tão aplaudido por Hegel, pode forrar-se a essa increpação uma vez que o poder popular assim concebido acabou gerando o despotismo de multidões, o autoritarismo do poder, a ditadura dos ordenamentos políticos. BONAVIDES, P. : 56
    Os alemães pagaram o pato, e resolveram se unir. Primeiro com BISMARCK; depois com HITLER.
    A política do governo prussiano de reprimir ao invés de cooptar o movimento operário levou ao surgimento de um poderoso partido social-democrata revolucionário, que se tornou um modelo para os trabalhadores de toda a Europa. O PSD alemão foi imitado pelos franceses, belgas e italianos. Os movimentos trabalhistas holandês, escandinavo, suíço e americano seguiram os passos do movimento alemão. Oradores eram convidados de honra nos sindicatos que aconteciam em toda a Europa Ocidental e Estados Unidos. Os movimentos operários russo e eslavo também se inspiraram no alemão, e a segunda Internacional Comunista estava sob a liderança reconhecida do partido alemão. Suas filiações ultrapassavam 1 milhão em 1912; nos sindicatos, dois e meio milhões.
    SCHWARTZ, J. O Momento Criativo - Mito e Alienação na Ciência Moderna: 130
    Os italianos partiram à idêntica solução: CAVOUR reuniu a Nação, ao usufruto de MUSSOLINI. Os russos, que também já haviam experimentado as consequências da democracia estrangeira, partiram logo à estupidez soviética.
    Sim: aprendam com os alemães! A história caminha em ziguezagues e por vias tortuosas. Acontece que são os alemães quem, agora, lado a lado com o imperialismo bestial, incorpora o princípio da disciplina, da organização, do trabalho sólido, conjunto, com base na maquinaria mais moderna, na mais estrita prestação de contas e controle. E isso é exatamente o que nos falta.
    LENIN, W.
    On Left Infantilism
    Os descendentes acabaram aprendendo. Ora veneram um caçador travestido de pastor:
    A Rússia atual foi transformada por uma oligarquia oportunista, corrupta e sanguinária em um lugar aonde as políticas fascistas vêm sendo esticadas ao limite, com intensidade multiplicada se comparadas com as ofensivas anti-povo empreendidas em outras partes do mundo, em especial naqueles países que os papagaios da pirataria financeira costumam chamar de 'emergentes'. Ali mesmo, onde um dia bateu o coração da União Soviética revolucionária. Para nós, tomar conhecimento da realidade dos trabalhadores russos é sim uma questão de solidariedade, mas também de saber bem até onde podem chegar os esforços de aniquilação movidos pelos inimigos do povo. Ainda mais agora, que os demagogos do lado de cá do mundo, como Chávez e Lula, estão convidando gente como Dimitri Medvedev e toda a máfia russa para fazer negócios na América do Sul.
    SOUZA, H.R.C., Um preocupante retrato da Rússia atual. www.anovademocracia.com.br
    Os satélites reaproveitam o emplastro em palimpsestos:
    Mussolini, Hitler, Mustafá Kemal Pacha, Roosevelt e Salazar. Todos eles para mim são grandes homens, porque querem realizar uma idéia nacional em acordo com as aspirações das coletividades a que pertencem.
    VARGAS, Presidente Getúlio,
    cit. MONTEIRO, Gen. GOIS, A Revolução de 30 e a Finalidade Política do Exército: 187
    Nada de novo no front ocidental:
    A maior parte dos países-membros da União Européia estão atualmente administrados por governos social-democráticos e o principal problema da maioria deles é o desemprego. Como o enfrentam? A resposta alemã é o corporativismo e não uma reforma estrutural. Na França limita-se o número máximo de horas de trabalho, e os políticos europeus alimentam a esperança de terem sua volta aos métodos keynesianos de condução da economia nacional facilitada pela adoção do euro, a moeda única. Em lugar da autonomia individual dos liberais, os social-democratas se apegam aos ideais coletivistas dos socialistas.  LEME, Og, A nova Terceira Via da Europa maio de 2009
    “A 'vontade geral' tem sempre razão e, enquanto tal, está sempre espreitando a vida privada do cidadão soberano, por sobre seus ombros.” (KOSELLECK, Reinhart: 144)
    Em muitos Estados do Terceiro Mundo, o assim chamado povo soberano não é nada. Ou quase nada. Fica à margem ou ausente do jogo político, limitado a um círculo restrito. Chamam-no somente para ratificar, plebiscitar e aplaudir. [...] Sobretudo por ocasião das eleições presidenciais.
    SCHWARTZENBERG: 320

    Muitos dos terroristas de ontem são hoje presidentes ou ministros na América do Sul.
    Vereadora chilena Lucía Pinochet Hiriart, filha mais velha do ditador chileno Augusto Pinochet 1915-2006. - Folha de S.Paulo, 2/11/2008

    Houve um tempo em que o companheiro Hugo Chávez estava sozinho. Quem imaginava, há dez anos, o nosso querido Evo Morales ser presidente? Quem imaginava que um bispo da Teologia da Libertação fosse Presidente do Paraguai?
    SILVA , Presidente Luís da,
    Folha de São Paulo, 17/12/2008

    Só porque é popular uma pessoa pode escarnecer de todos, ignorar a lei, zombar da Justiça, enaltecer notórios malfeitores, afagar violentos ditadores, tomar para si a realização alheia, mentir e nunca dar um passo que não seja em proveito próprio?... A menos que tivesse respaldo. Que só revelasse sua verdadeira face lentamente e ao mesmo tempo cooptasse os que poderiam repreendê-lo, tornando-os dependentes de seus projetos dos quais aos poucos se alijariam os críticos, por intimidação ou desistência. Para compor a cena, oponentes tíbios, erráticos, excessivamente confiantes, covardes diante do adversário atrevido, eivados por ambições pessoais e sem direito a contar com aquele consenso benevolente que é de uso exclusivo dos representantes dos fracos, oprimidos e ignorantes.
    KRAMER, Dora, Estadão, 8/9/2010

    Dada a toada em que vamos — e caso as instituições e as pessoas comprometidas com a democracia não reajam —, o estado de direito no Brasil falecerá aos poucos, como vem falecendo, sem estrondo, mas em breves suspiros, para lembrar metáfora um tanto cara à literatura. AZEVEDO, Reinaldo, Prontos para uma ditadura consentida - Veja, 15/9/2010
    Tudo foi devidamente prenunciado pelo próprio SIMON BOLIVAR (cit. MINGUET, Charles, Myrthes fondateurs chez Bolivar, 'Simon Bolivar', Cahiers de l'Herne, 1986: 117; cit. GUSDORF, G: 259):
    “Não podemos governar a América. Este país cairá infalivelmente nas mãos da multidão desenfreada, para passar em seguida às mãos de pequenos tiranos, quase imperceptíveis, de todas as cores e de todas as raças.”
    O libertador já discernira e profetizara, em de 1815 (Carta a um cavalheiro que tinha grande interesse na causa repúblicana na América do Sul, cit. MENDONZA, MONTANER & LLOSAa: 36):
    Enquanto nossos compatriotas não possuírem os talentos e as virtudes políticas que distinguem nossos irmãos do Norte, os sistemas inteiramente populares, longe de nos serem favoráveis, receio que virão a ser nossa ruína. Infelizmente essas qualidades parecem estar muito distantes de nós, na intensidade que se deseja; e, pelo contrário, estamos dominados pelos vícios que foram contraídos sob a direção de uma nação como a espanhola, que só sobreviveu em atrocidade, ambição, vingança e avidez.
    Os irmãos do norte
    Muitos ingleses que emigraram para as colônias conheciam as idéias de Locke. De muitas formas, Locke também passou a fazer parte da tradição política das colônias. Os estudantes das colônia iam para a Europa em busca das universidades, voltavam influenciados por Locke e pelos filósofos iluministas do século XVIII. A política iluminista atravessava o oceano e frutificava na colônia.
    KARNALL: 62
    Os Estados Unidos perfazem caso à parte.
    Eles transpuseram para suas instituições a idéia de checks and balances e conservaram em seus códigos a firmeza da common law. De modo que sua revolução pode parecer sob muitos aspectos uma seqüência (ou um coroamento) da Revolução Inglesa; uma democratização das instituições inglesas com fidelidade a seu espírito.
    FURET,2001:
    74
    Mais do que apenas a formulação dos contrapesos foi a divisão de poder de modo espacial que ensejou a excepcional performance do colosso.

    Há uma outra decorrência dessa concepção: não só devemos tolerar as diferenças entre indivíduos e entre grupos, como devemos de fato aceitá-las com satisfação e considerá-las enriquecedoras de nossa existência. Essa é a essência de toda tolerância verdadeira; sem tolerância neste sentido mais amplo, não se pode falar de verdadeira moralidade. EINSTEIN, A., 1994: 23
    O êxito norteamericano se deve às providências adotadas, que a rigor sequer foram planificadas por LOCKE, tampouco por MONTESQUIEU, que lhe aperfeiçoou. MABLY (cit. Bobbio, 1987: 103) testemunhou e registrou suas Observações sobre o Governo e as Leis dos Estados Unidos da América (1784):

    Somente através da união federativa a república, que durante séculos após o fim da república romana foi considerada uma forma de governo adequada aos pequenos Estados, pode tornar-se a forma de governo de um grande Estado como os Estados Unidos da América.
    O marquês de Condorcet (1743-1794, cit. CHEVALLIER, tomo II: 198) aquilatou:
    Sua posição geográfica e seu antigo estado político obrigavam-no a formar uma República Federativa; assiste-se a preparação simultânea, em seu seio, de treze constituições republicanas, tendo por base um reconhecimento solene dos direitos naturais do homem e, como primeiro objetivo, a conservação destes direitos.
    O conceito sagrado de certo modo tinha que ser preservado
    Cada pessoa possui uma inviolabilidade fundada na justiça que nem mesmo o bem-estar da sociedade como um todo pode ignorar.
    RAWLS, J., Justiça e Democracia, p. XV
    BOBBIO (1992: 101) enfatiza:
    O conceito de democracia é inseparável do conceito de direitos do homem. Se se elimina uma concepção individualista da sociedade, não se pode mais justificar a democracia. Tenho dito freqüentemente que, quando nos referimos a uma democracia, seria mais correto falar de soberania dos cidadãos e não soberania popular. 'Povo’ é um conceito ambíguo, do qual se serviram também todas as ditaduras modernas.
    Transplantando àquela realidade, pode-se dizer: cada estado tem suas tradições e peculiaridades. Sequer o "Estado-Maior" poderia sobrepujar a vontade ou o direito de qualquer unidade. "Poderia." Na Secessão o sistema se fez subvertido em nome da nobre causa, em nome da "Salvação Nacional". Desde então, o vôo da educada águia pouco divergiu dos predadores supra elencados.
    "Entre 1860 e 1874, os impostos das 13 maiores cidades do Norte subiram cinco vezes mais que a população. Os funcionários importantes do governo passaram a ser assediados por grupos de interesse, de olho na quantia crescente de gastos públicos." (CONSTANTINO, Rodrigo, Os Lobistas. www.imil.org.br, 16 / 9 / 2010)
    “O Führer era idolatrado não sòmente em sua terra natal; tinha adeptos em número considerável de americanos barulhentos e vociferantes.” (BRIAN, D., Einstein, a ciência da vidas: 329)
    Pagou, e paga cada vez maior preço pelo apreço. Ainda assim, periclita.
    Não só nos países autocráticos, como naqueles supostamente mais livres - como a Inglaterra, a América, a França e outros - as leis não foram feitas para atender a vontade da maioria, mas sim a vontade daqueles que detêm o poder.TOLSTÓI, Leon, A escravidão de nosso tempo, 1900, cit. WOODCOCK, G.:106
    Com a vitória sobre o nazismo e sobre o fascismo, os americanos se acharam o máximo e partiram para tentar tornar o mundo "democrático". Passado meio século, não obtém nenhum êxito, em nenhum lugar. Cultivam o ódio à sua presença, isto sim. O último, então, um fiasco total. Querer que iraquianos votem e escolham o modus vivendi é simplesmente jogar no lixo seu principal estandarte, que é o direito à autodeterminação dos povos.
    As idéias gerais não atestam a força da inteligência humana, mas só sua insuficiência, porque não existem seres exatamente semelhantes na natureza; não há fatos idênticos; não há regras aplicáveis indistintamente e da mesma maneira a vários objetos ao mesmo tempo.
    TOCQUEVILLE, A. 2000: 15
    Menos de dois anos passados após o triunfo de Obama, a democracia nos EUA se vê confrontada por difíceis desafios que, na verdade, já estavam evidentes antes dos estragos causados pelos oito anos da era Bush - estragos que foram agravados por suas consequências... hoje é uma nação em relativo declínio, num mundo em que os novos atores emergentes não comungam os valores liberais nos quais se fundam a democracia americana.
    SOTERO, P., A América no espelho - Estadão, 13/9/2010

    Infelizmente, com o passar do tempo, o intervencionismo estatal norte-americano foi se fazendo mais e mais presente, a ponto de aquele país hoje estar mais parecido com uma social-democracia, muito em parte devido à ação de grupos sindicais, formais ou informais, de trabalhadores e patronais, de tal forma que as recentes crises econômicas e o seu lento crescimento econômico retratam este estado de coisas.
    PIRES, Klauber, www.imil.org.br, 16/9/2010
    Feliz aquele que ainda esperança pode ter,
    De desse mar de equívocos emergir!
    O que não se sabe, é o que mais se precisou saber,
    E do que se sabe, não se pode mais servir.
    FAUSTO, à WAGNER, por GOETHE.
    Quo vadis?
    Se o comunismo, o fascismo, nazismo, islamismo, imperialismo, o despotismo, ou assemelhados mais ou menos envergonhados não prestam, agora até a democracia mostra seus fundilhos.
    “Weber podia concordar com os transcedentalistas que a política é pura 'astúcia', o Estado, um 'embuste', e a democracia, o 'teatro dos demagogos'." ( DIGGINS: 115)
    O que poderemos vestir? Devemos nos contentar com esses mesmos trapos, a sugestão de CHURCHILL para aceitar o regime democrático porque é o pior sistema com exceção de todos os demais? Para mim é insensato.
    A Justiça negou o pedido de acesso aos dados sobre a investigação do desvio de R$ 10 milhões do setor de marketing do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (BANRISUL) aos policiais da Delegacia Fazendária do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC).

    Quando alguém nos pergunta o que somos em política, ou, antecipando-se com a insolência que pertence ao estilo de nosso tempo, nos adscreve simultaneamente, em vez de responder devemos perguntar ao impertinente que pensa ele que é o homem e a natureza e a história, que é a sociedade e o indivíduo, a coletividade, o Estado, o uso, o direito. A política apressa-se a apagar as luzes para que todos estes gatos sejam pardos.  GASSET, José Ortega Y, A rebelião das massas: 15

    O brasileiro, mesmo das grandes cidades, não sabe, nem remotamente, quanto pagamos de impostos. Não sabe mesmo quanto é descontado no contracheque. Nem muito menos, claro, o que sai embutido no preço dos produtos. DIMENSTEIN, Gilberto, Somos uma nação de idiotas? - Folha, 23/8/2010
    O Globo (30/1/2010) informa:"O brasileiro, além de arcar com uma carga de impostos que come 36,8% da economia do país, carrega no orçamento mais 40 taxas por ano."
    O conceito que a política alcançou entre nós chega ao fundo do poço com esta pergunta ao eleitor feita pelo palhaço Tiririca, candidato nesta eleição: ''O que é que faz um deputado federal' E ele mesmo responde: 'Na realidade, não'sei. Mas vote em mim que eu te conto.' Ninguém se deve surpreender se este candidato conseguir os votos necessários para fazer chiste no palco do Congresso
    GAUDÊNCIO, Torquato, Pior do que tá não fica’ 24/8/2010
    Conceituado francês igualmente se mostra cético:
    A democracia é como um horizonte que se dissipa à medida que nos aproximamos dele. É inatingível. Uma miragem brilhante do nosso futuro. É a busca incessante desse horizonte sempre em fuga que constitui a realidade, o ser, a fascinação, o gênio e a formidável fecundidade da ideia democrática. LAPOUGE, Gilles, Em busca de um horizonte inatingível. - ESTADÃO, 13/9/2010
    A solução deve ser inversa: “A justiça, a moral, o direito, a liberdade só se realizam na medida em que se realizam singularmente nos indivíduos.” (Rosselli: 121)
    Abandonar a busca da realidade e do valor absoluto e imutável pode parecer um sacrifício. Mas esta renúncia é a condição requerida para se empenhar numa vocação mais vital - a procura dos valores que podem ser assegurados e compartilhados por todos, porque estão vinculados aos fundamentos da vida social. É uma busca em que a filosofia não encontrará rivais mas sim colaboradores em todos os homens de boa vontade. JOHN DEWEY (1859-1952) 
    Literalmente: não é hora de acabar com a palhaçada?
    Venho insistindo há tempos que por detrás da crise atual econômicofinanceira vige uma crise de paradigma civilizatório. De qual civilização? Obviamente se trata da civilização ocidental que já a partir do século XVI foi mundializada pelo projeto de colonização dos novos mundos. Este tipo de civilização se estrutura na vontade de poder-dominação do sujeito pessoal e coletivo sobre os outros, os povos e a natureza. BOFF, Leonardo, Zen e a Crise da Cultura Ocidental
    Vivemos num EspaçoTempo por demais complexo para ser gerido por sistema central, por comando enfeixado. seja em nome de um, ou de todos.
    O planejamento em escala abrangente é uma impossibilidade epistêmica GRAY, J., cit. GIDDENS, A.: 80
    .
    As corporações centralizadas e autoritárias têm fracassado pela mesma razão que levou ao fracasso os estados centralizados e autoritários: elas não conseguem lidar com os requisitos informacionais do mundo cada vez mais complexo que habitam.
    FUKUYAMA, F., 2002: 205
    Essa nova civilização tem sua própria e distinta concepção de mundo, maneiras próprias de lidar com o tempo, o espaço, a lógica e a relação de causa e efeito. ORMEROD,P, 1996: 194
    Não obstante, necessitamos ainda de algumas salvaguardas, pelo menos até as gentes e seus governantes se darem conta de que eles sobreviverão apenas se preservarem os semelhantes. O Duce e seus clones bem podem testemunhar sobre a desídia, lá do além.
    O conceito científico do tecido do universo tem de mudar. A recém-confirmada teoria de Einstein exigirá uma nova filosofia do universo, uma filosofia que vai varrer quase tudo o que se tem aceito até agora.
    The Times, Londres, Fabric of the Universe. - editorial de 7/11/1919
    Não será o povo, nem os políticos profissionais, muito menos religiosos, ou generais, que oferecerão algum critério ou rumo compatível com nossas premências. Esses artífices são especialistas em promover falsas alvoradas. Não trazem a manhã do amanhã, mas de um pretérito já usado uma ou muitas vezes. São primatas.
    "É necessário que a ciência mostre por fim sua utilidade! Ela se tornou nutricionista a serviço do egoísmo: o Estado e a sociedade a tomaram a seu serviço para explorá-la segundo seus fins." (NIETZSCHE, F., O livro do filósofo: 30)
    A vida é formação de formas. Antes das formas, existe informações. e o conhecimento é formado conforme análise material. Compete mesmo à ciência proceder a profilaxia dos afluentes que gerou. Foi ela que sempre se dispôs vanguardeira, e foi ela que propiciou as barbaridades aqui lembradas, entre as quais a mais saliente: “O universo é um movimento da matéria regido por leis, e nosso conhecimento, não sendo senão um produto superior ao da natureza, só pode refletir essas leis.” (LÊNIN, Materialisme et empiriocriticisme; cit. CHRÈTIEN: 131)
    Nas universidades e em anuais, reivindicações econômicas eram apresentadas e proclamadas como 'científicas'. A 'ciência' condenava o capitalismo, tachando-o de imoral e injusto. MISES, Ludwig von, Uma crítica ao intervencionismo: 41
    O dilema permanece. A ciência parece mais voltada ao pragmatismo, à tecnè que qualquer episteme pode prociciar. Na omissão ou inconsistência de novos laureados, jogo milho aos pombos, na esperança de que meus descendentes venham usufruir da vida, em vez de apenas se preocuparem com as coisas, tais condenados que somos.
    Na verdade, era isto que Shelley percebia já nos primeiros dias da Revolução Industrial, quando proclamou que na defesa da poesia devemos invocar ‘luz e fogo daquelas regiões eternas onde a faculdade do cálculo, de vôo rasteiro, jamais se atreva a guindar-se’.
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    Mais de ano se passou. O que a Nav's ALL detectou ora se aproxima perigosamente da Terra: 

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